Sindicato do Comércio Varejista antecipa crescimento de 5% nas vendas para o último trimestre do ano
Segundo avaliação do presidente da entidade, o comércio da Baixada Santista e Vale do Ribeira espera bons resultados para o fim de 2023
O Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR) projeta um aumento de 5% nas vendas do comércio para o último trimestre deste ano, abrangendo os meses de outubro a dezembro. Esta é a avaliação do presidente da entidade, Omar Abdul Assaf.
"Este ano, com certeza, será melhor que o anterior, mesmo que por uma margem pequena de 5%", afirma o dirigente, e explica que um dos principais impulsionadores desse desenvolvimento é o aumento do número de pessoas empregadas e com renda fixa.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,9% em julho, sendo a menor do período desde 2014. Assaf destaca que o comércio, em particular, é um dos setores que mais emprega na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, devido às cidades turísticas com alta demanda por vendedores, caixas, estagiários e outros cargos. Somente em maio, o setor realizou a admissão de 192 trabalhadores na região.
Já em termos de faturamento, em julho, o varejo brasileiro registrou um avanço de 0,7%, (ainda de acordo com dados do IBGE), marcando o melhor desempenho do setor desde março, mês que também mostrou avanço de 0,7%. Essa tendência positiva se reflete nas regiões da Baixada Santista e Vale do Ribeira, que estão evoluindo de forma constante, embora modesta, com indicadores semelhantes ao do nível nacional.
O presidente Omar Abdul Assaf enfatiza: "Apesar do progresso ser tímido, consideramos isso uma vitória, pois o comércio ainda está se recuperando do impacto negativo causado pela pandemia".
Ele também relembra que o último trimestre do ano é sempre um período de grande empolgação e expectativa para os comerciantes. Compreendendo datas de grande movimentação, como o Dia das Crianças, a Black Friday, o Natal e o Ano Novo, essa temporada traz consigo uma gama muito vasta de oportunidades para os empresários.
Além disso, é uma época em que os trabalhadores geralmente tiram férias e visitam o Litoral, aproveitando as boas temperaturas da primavera antes da chegada do verão, o que contribui ainda mais para o dinamismo do comércio local.