• Botão para formulário
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para formulário
03/08/2023

Lojistas da Baixada Santista e Vale do Ribeira estão otimistas com o Dia dos Pais e preveem aumento de 3% nas vendas

Consumidores planejam presentear com carinho; roupas e calçados são os presentes mais cotados dentro do orçamento de R$ 150,00

Foto

O comércio da região da Baixada Santista e Vale do Ribeira está otimista para o Dia dos Pais deste ano, previsto para movimentar mais de R$ 26 bilhões no comércio nacional. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), os lojistas locais esperam um aumento de 3% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

O otimismo pode ser parcialmente explicado pelo crescimento de 1,2% no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICE) em julho, indicando um cenário favorável para os empreendedores do Estado e da região. A expectativa é que a data comemorativa impulsione o setor, especialmente considerando a relevância da movimentação do Dia dos Pais no mês de agosto.

O presidente do Sincomércio-BSVR, Omar Abdul Assaf, destaca que o início do segundo semestre do ano traz consigo um ânimo adicional aos comerciantes, que estão preparados para receber os consumidores e proporcionar uma experiência de compra agradável durante a celebração.

 

EXPECTATIVA DE GASTOS DOS CONSUMIDORES PARA O DIA DOS PAIS É DE R$ 150,00

Segundo a pesquisa do Sincomércio-BSVR, a maioria dos consumidores (35%) pretende gastar até R$ 150,00 no presente para o pai. Outros 21% têm a intenção de desembolsar entre R$ 150,00 e R$ 250,00, enquanto 19% planejam gastar entre R$ 350,00 e R$450,00. Já 16% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 250,00 e R$ 350,00, e apenas 9% consideram gastar mais de R$ 450,00 na data especial.

 

A preferência por presentes

Quando questionados sobre o tipo de presente que pretendem comprar, os entrevistados tinham a possibilidade de escolher entre diversas opções. De acordo com a pesquisa, 23% dos consumidores optarão por roupas, enquanto 24% escolherão calçados. Perfumes ocupam a terceira posição, com 21% das respostas, seguidos de joias e relógios com 19%, carteiras e acessórios com 15%, bebidas com 5% e itens esportivos ou automotivos com 4%.

 

Meios de pagamento e locais de compra

O levantamento também revelou que o cartão de crédito será a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes, representando 47% das escolhas. Em seguida, 38% dos entrevistados optarão por dinheiro e 15% irão realizar suas compras utilizando o cartão de débito.

Quanto ao local de compra, o comércio físico lidera com 70% das preferências, abrangendo tanto lojas de rua quanto lojas de shopping. As compras online representam 21% das respostas, e 9% dos entrevistados ainda estão indecisos sobre onde farão suas aquisições.

 

Critérios de escolha das lojas

Os fatores que mais chamam a atenção dos consumidores ao escolher uma loja para a compra são: promoções e liquidações, com 69% das respostas, seguido de bom atendimento, com 58%. Escolher de acordo com o que o pai pediu obteve 51% das preferências, enquanto a presença de novos produtos no mercado alcançou 26%. A vitrine bem arrumada foi mencionada por 18% dos entrevistados, e propagandas foram lembradas por 7%. Nesta parte do questionário, os entrevistados podiam escolher entre diversas alternativas.

“Com essas perspectivas positivas, apesar de cautelosas, a expectativa é de que o Dia dos Pais seja uma data marcante para o comércio da Baixada Santista e Vale do Ribeira, impulsionando as vendas e fortalecendo a economia local”, aponta o presidente do Sindicato.