• Botão para formulário
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para formulário
17/07/2024

Dia dos Pais: Consumidores vão às compras com orçamento de R$ 150 na Baixada Santista e Vale do Ribeira

Empresários aguardam a data com confiança, projetando um crescimento de 5% nas vendas

Foto

Os consumidores da Baixada Santista e Vale do Ribeira estão se preparando para desembolsar, em média, R$ 150 com presentes para o Dia dos Pais este ano. A informação é do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), que realizou uma pesquisa com 250 moradores e empresários da região entre os dias 1 e 16 de julho para determinar a expectativa para a data.

A pesquisa revelou que o orçamento de, no máximo, R$ 150, é a escolha de 43% dos entrevistados. Presentes na faixa de R$ 150 a R$ 250 devem conquistar 34% dos filhos, enquanto 14% programam um valor mais acessível, de até R$ 50. Apenas 9% indicam que suas aquisições irão ultrapassar o preço de R$ 250.

Escolha dos presentes

Quanto aos tipos de presentes, itens de vestuário lideram a preferência dos consumidores, com 61% da intenção de compra, seguidos por calçados (30%) e perfumes (28%). Também se destacaram carteiras e acessórios (11%), joias e relógios (9%) e produtos eletrônicos (7%). Outras opções citadas foram artigos esportivos (4%), produtos automotivos (3%) e bebidas (2%). No questionário, os entrevistados podiam escolher uma ou mais opções de presentes.

Hora da compra

Ofertas atrativas e bom atendimento são as qualidades que mais influenciam os consumidores na escolha de uma loja, conforme apontado por 49% dos entrevistados. Para 20%, a decisão é baseada no que o pai deseja ganhar, enquanto 14% consideram uma boa organização da vitrine um fator importante. Produtos novos no mercado atraem 9% dos consumidores, e 8% prestam atenção em propagandas na TV, internet, revistas ou jornais.

Forma de pagamento

De acordo com a pesquisa, o cartão de crédito será a principal forma de pagamento para o Dia dos Pais, com 46% das respostas. Nas compras à vista, 38% dos clientes pretendem usar cartão de débito, 11% Pix e 5% dinheiro. 

EMPRESÁRIOS ESTÃO OTIMISTAS E AGUARDAM 5% DE AUMENTO NAS VENDAS

O Sincomércio-BSVR também consultou empresários nas cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira para entender a sua expectativa para a data. A maioria (77%) dos varejistas esperam ver um crescimento de, pelo menos, 5% nas vendas em relação ao ano passado. Dos restantes 23%, as opiniões se dividem entre aqueles que antecipam o mesmo nível de faturamento (15%) e aqueles que preveem queda (8%).

Visando potencializar as vendas, os comerciantes estão desenvolvendo ações de marketing e capacitação das equipes. As principais citadas incluem: promoções (70%), decoração especial da vitrine e loja (66%), oferta de novos produtos no mercado (45%) e treinamento dos funcionários (9%). No questionário, os entrevistados podiam escolher uma ou mais opções de presentes.

“Estamos vindo de uma crescente muito positiva no comércio. O primeiro trimestre foi o nosso melhor em 16 anos e os últimos meses mostraram uma movimentação alta nos centros comerciais da região. Este é um ano que tem sido de recuperação para o varejo. Ainda que os avanços sejam mais tímidos e venham aos poucos, é uma onda de crescimento que deve ser reconhecida”, afirma o presidente do Sincomércio-BSVR, Omar Abdul Assaf.