Dia das Mães: expectativa é de 7% de crescimento para o comércio da Baixada Santista e Vale do Ribeira, avalia Sincomércio-BSVR
Pesquisa da entidade mostra que consumidores pretendem presentear com flores, calçados e roupas
Segunda maior data comemorativa no País, o Dia das Mães proporciona um dos principais picos de movimento na economia brasileira, ficando atrás apenas do Natal em termos de faturamento. Para 2023, o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR) estima um crescimento de 7% em relação às vendas do ano passado no comércio da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Segundo o presidente da entidade, Omar Abdul Assaf, as lojas da região estão se preparando para o grande momento investindo em diversas ações: capacitação de funcionários, decoração especial e, é claro, os descontos e liquidações — um dos principais atrativos para quem passa pelas vitrines em busca de um presente especial, mas que também caiba no bolso.
"É uma data muito afetiva, então, quando a pessoa não pode comprar um presente mais caprichado, ela adquire, pelo menos, uma lembrancinha, mas não deixa o dia passar em branco. Outro fator interessante é que muitos não compram mimos apenas para as mães e, sim, para todas as figuras maternas que existem em suas vidas", explica Assaf.
CONSUMIDORES VÃO ÀS COMPRAS
O Sincomércio-BSVR também ouviu os consumidores em relação ao Dia das Mães, em uma pesquisa que entrevistou 200 moradores da Baixada Santista e Vale do Ribeira entre os dias 3 e 17 de abril.
De acordo com o levantamento, a maioria (32%) pretende gastar de R$ 51 a R$ 100 à procura do presente perfeito. Já 23% planejam desembolsar um pouco mais, avaliando um gasto de R$ 101 a R$ 200. Aqueles que buscam uma lembrancinha de até R$ 50 representam 22% das respostas; 15% estimam um gasto de R$ 201 a R$ 300 e apenas 8% acreditam que o mimo passará de R$ 300.
Apesar do orçamento definido, grande parte dos compradores (37%) não sabe qual item irão escolher para presentear essa figura tão importante da família. Entre os que já se decidiram, 54% vão apostar em flores para agradar a mãe, 52% em calçados e 46% em roupas. Outros entrevistados apontaram itens como jóias (27%); perfumes (25%); cosméticos (22%) e livros (17%). Os eletrônicos e eletrodomésticos ficaram no fim da lista, com 11% cada. Nesta parte do questionário, os entrevistados podiam escolher entre diversas opções.
A principal forma de pagamento será o cartão de crédito, resposta selecionada por 50% dos consumidores na pesquisa. Os demais planejam quitar a conta com cartão de débito (28%) e dinheiro (22%). O levantamento também indica a intenção do meio de compra: 60% se programam para adquirir os produtos em lojas físicas (31% em lojas de rua; 29% em lojas de shopping). Somente 7% mostram interesse em comprar pela internet — 33% se declaram como “indecisos”.
Alguns atrativos podem fazer toda a diferença na hora de fechar negócio em determinada loja. Segundo a pesquisa, 73% dos compradores priorizam comércios oferecendo promoções e liquidações, ao mesmo tempo que 69% dos entrevistados não abrem de ir atrás do que a mãe pediu. O bom atendimento (63%), novos produtos no mercado (37%), propagandas (32%) e uma vitrine bem arrumada (20%) também foram destacados pelos moradores da região como atrativos no momento de escolher o comércio — os entrevistados podiam escolher entre diversas opções.