Consumidores da Baixada Santista e Vale do Ribeira irão priorizar ofertas para as compras de Dia das Crianças, aponta pesquisa do Sincomércio-BSVR
Orçamento para a data especial é de R$ 200 a R$ 300; a principal forma de pagamento será o cartão de crédito
Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR) revela que, este ano, a maioria dos consumidores (58%) está à procura de boas promoções para presentear não apenas seus filhos, mas também sobrinhos, primos, afilhados e outros entes queridos no Dia das Crianças.
Com base em 67% das respostas, o levantamento indica que o ticket médio dos compradores na Baixada Santista e Vale do Ribeira deve se situar entre R$ 200 e R$ 300. Enquanto 19% planejam gastar entre R$ 300 e R$ 400, 14% têm a intenção de desembolsar até R$ 100. A pesquisa revelou uma divisão equitativa entre aqueles que comprarão presentes para uma única criança (52%) e aqueles que pretendem presentear duas ou mais (48%), incluindo filhos e outros parentes.
Além dos 58% dos entrevistados que destacaram a busca por ofertas como o principal critério na escolha da loja, existem aqueles que dão preferência a um atendimento de qualidade (22%) e produtos inovadores no mercado (20%).
No que diz respeito aos itens mais procurados, os brinquedos lideram a lista, mencionados por 50%. Roupas (31%) e calçados (30%) aparecem em seguida, já produtos eletrônicos, como celulares, tablets e videogames, ocupam o terceiro lugar, com 24%. Artigos esportivos (5%), perfumes (2%) e livros (2%) também foram citados. A pesquisa permitiu que os entrevistados escolhessem entre várias opções nesta categoria.
Quanto aos métodos de pagamento, a maioria dos consumidores planeja utilizar cartão de crédito (59%), seguido por Pix (19%), cartão de débito (15%) e dinheiro (7%).
Expectativas dos Comerciantes
Em relação às expectativas dos comerciantes, a pesquisa revelou que a maioria (87%) está confiante e espera um retorno positivo no Dia das Crianças, mesmo que modesto. Desse grupo, 81% acreditam que o lucro aumentará de 2% a 5% em relação ao ano anterior (19% antecipam crescimento acima de 5%). Entre aqueles que não preveem melhoria, 11% esperam manter o mesmo nível de vendas de 2022, enquanto apenas 2% antecipam uma queda.
Os lojistas estão se preparando para a data com diversas estratégias, incluindo a aquisição de novos produtos (77%), criação de promoções atrativas (50%), investimento em decorações especiais para a loja/vitrine (41%), divulgação em mídias digitais (31%) e treinamento de funcionários (22%). Nesta categoria, era possível selecionar várias opções.
"Nossa pesquisa aponta um cenário encorajador para este ano. Mesmo com um crescimento modesto, é um sinal positivo após os desafios que enfrentamos nos últimos tempos. O comércio vem se recuperando e mantendo certa estabilidade. O último trimestre do ano é sempre um período frutífero; o Dia das Crianças é a data que dá o pontapé inicial nesta época movimentada", explica o presidente do Sincomércio-BSVR, Omar Abdul Assaf.
A pesquisa foi conduzida entre 13 e 27 de setembro e contou com a participação de 200 empresários e consumidores da Baixada Santista e Vale do Ribeira.