Comércio da Baixada Santista e Vale do Ribeira teve saldo positivo em 2022
Lojistas registram aumento nas vendas em comparação com o ano anterior (2021); consumidores declaram que o poder aquisitivo manteve-se o mesmo
Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR) aponta que o saldo do comércio nas cidades da região em 2022 foi positivo. O levantamento com lojistas locais mostra que os empresários registraram um aumento de até 5% nas vendas em comparação com o ano anterior (2021).
Enquanto apenas 10% dos entrevistados descrevem esses 12 meses como “excelente”, 56% o caracterizam como “bom”. De forma semelhante, 34% avaliam que o faturamento foi "ruim", porém, 0% dos empresários indicaram o ano das eleições presidenciais e da Copa do Mundo como "péssimo".
Entre os comerciantes que consideram o saldo de 2022 positivo, a maioria (46%) registrou um crescimento de até 5% no faturamento. Já 23% notaram aumento de mais de 15% nas vendas. Para 22%, o ano passado trouxe lucro de 5% a 10% e, na visão dos restantes 9%, o acréscimo ficou entre 10% e 15%.
Os empresários que classificam o período como “ruim” ressaltam os principais motivos para a avaliação negativa: crise econômica (64%), falta de poder aquisitivo dos consumidores (18%) e pandemia (18%).
O poder de compra dos consumidores, uma das principais respostas dos comerciantes em relação a diminuição das vendas, manteve-se o mesmo para a maioria dos entrevistados (36%), mas grande parte (31%) declarou aumento. Os que notaram queda também simbolizam uma porção significativa das respostas: 33%. Para estes, o motivo se divide entre desemprego (58%), inflação (39%) e dívidas (3%).
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 17 de janeiro de 2023, com 200 entrevistados, em cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. A pesquisa tem caráter quantitativo, pelo método de levantamento com amostra aleatória simples e estratificada.