Comércio da Baixada Santista e Vale do Ribeira prepara-se para uma Páscoa promissora
Pesquisa do Sincomércio-BSVR revela projeções positivas para o Feriado Pascal
O comércio varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira se prepara para uma Páscoa promissora, conforme aponta pesquisa recente conduzida pelo Sindicato do Comércio Varejista da região (Sincomércio-BSVR). Segundo o levantamento realizado entre 14 e 29 de fevereiro, com a participação de 200 empresários e consumidores locais, é esperado um incremento de 3% nas vendas em comparação ao ano anterior.
A pesquisa revelou que 91% dos empreendedores estimam um crescimento de até 3%, mas também mostrou que 7% acreditam em uma estabilidade nas vendas, e 2% vislumbram uma possível queda.
Para atrair mais consumidores e impulsionar as vendas, os lojistas estão adotando diversas estratégias, destacando-se o investimento em propaganda (64%), lançamento de novos produtos (54%) e realização de promoções (54%). Outras ações incluem a decoração especial da loja e/ou vitrine (48%) e o treinamento de funcionários (10%). Neste questionário, os comerciantes podiam escolher entre uma ou mais ações de vendas.
TICKET MÉDIO DOS CONSUMIDORES VARIA ENTRE R$ 200 E R$ 300
O Sincomércio-BSVR também foi atrás dos consumidores regionais para entender a sua intenção de compra. De acordo com os resultados, o ticket médio dos consumidores para as compras de Páscoa varia entre R$ 200 e R$ 300, sendo que 45% planejam gastar nessa faixa de preço. Outros 37% pretendem desembolsar entre R$ 100 e R$ 200, enquanto 11% limitam o gasto a até R$ 100. Por outro lado, 7% dos entrevistados planejam gastar mais de R$ 300.
OVOS DE PÁSCOA SÃO OS FAVORITOS DOS CONSUMIDORES
Os tradicionais ovos de Páscoa lideram as preferências dos consumidores, com 66% deles incluindo esse item em sua lista de compras. Em seguida, as caixas de bombons e barras de chocolate são mencionadas por 34% dos entrevistados.
PROMOÇÕES E LIQUIDAÇÕES ATRAEM OS CONSUMIDORES
Para a escolha da loja onde farão as compras, 73% dos consumidores revelaram que promoções e liquidações despertam sua atenção, enquanto 18% valorizam um bom atendimento e 9% são influenciados pela decoração especial das vitrines.
PREFERÊNCIA POR PAGAMENTO NO CARTÃO DE CRÉDITO
Quanto à forma de pagamento, 78% dos compradores optarão pelo cartão de crédito, enquanto os demais 22% planejam pagar à vista, seja por débito, Pix ou dinheiro.