Comércio da Baixada Santista e Vale do Ribeira espera feriado prolongado de novembro com otimismo
Resultados positivos de outubro inspiram empresários; Sincomércio-BSVR também estima crescimento para a região
O feriado prolongado de 2 de novembro (Dia de Finados) está sendo aguardado ansiosamente pelos comerciantes da Baixada Santista e Vale do Ribeira, que esperam bons resultados nas vendas graças à expectativa de alta movimentação de turistas na região durante os quatro dias de descanso. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), Omar Abdul Assaf, o cenário é extremamente favorável, levando em consideração a repercussão da emenda da folga no Dia das Crianças.
“Apesar da falta de sol e calor no último feriado prolongado, em 12 de outubro, o nosso comércio alcançou um rendimento acima do esperado. Os turistas aproveitaram para explorar as cidades além das praias, indo até os shoppings e aos centros comerciais. Este sucesso anterior é o que alimenta a confiança dos empresários para o Dia de Finados, que também será uma emenda de quinta-feira a domingo”, explica Assaf.
Em 2022, o Dia das Crianças e o Dia de Finados caíram em uma quarta-feira, o que limitou a capacidade dos turistas de aproveitarem uma viagem extensa. “O recesso entre os últimos dias 12 e 15 já mostra efeitos: registramos um aumento de 2% no faturamento de outubro em relação ao ano passado, antes mesmo do final do mês”, informa o presidente, afirmando que novembro tem o mesmo potencial para crescimento, ainda mais quando se leva em consideração a aproximação da Black Friday.
“A Baixada Santista e o Vale do Ribeira têm se destacado cada vez mais como destinos turísticos atraentes e diversificados. Tratam-se de regiões acessíveis, tanto em proximidade, como em orçamento. A qualidade das nossas atrações — praias, comércios, pontos turísticos e culturais — fazem da nossa região um itinerário completo e variado”, complementa Assaf, lembrando que a temporada de cruzeiros, que terá início ainda este mês, também beneficiará a performance do varejo local.