Black Friday aumentou vendas em até 9% na região
Entre os produtos mais procurados estavam os celulares, eletrodomésticos e até camisas da seleção brasileira de futebol
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Sincomércio-BSVR, a Black Friday foi um sucesso entre os comerciantes da região, aumentando em até 9% as vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os produtos mais procurados estavam os celulares, eletrodomésticos e até camisas da seleção brasileira de futebol.
A informação é do presidente do Sincomércio-BSVR, Omar Abdul Assaf, que salientou o bom movimento nas lojas cobertas pelo Sindicato. “Tivemos o melhor retorno de quase todos os comerciantes que acreditaram na Black Friday, fizeram promoções, reforçaram o estoque e já tiveram, também, ideia do que esperar deste Natal.”, salientou.
No mês passado, alguns especialistas chegaram a falar em aumento de 20 a 30% nas vendas da Black Friday, mas diante de um quadro de incertezas e, ainda, sem o dinheiro do 13º no mercado, um aumento de 9% não pode ser considerado desprezível.
Uma das informações ruins desse período ficou por conta do PROCON-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor-SP), que registrou mais de mil queixas sobre compras ou promoções da Black Friday.
A maior parte dos questionamentos foi atraso ou não entrega do produto, com 286 (32% do total de reclamações), seguida por maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (104 queixas); produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (101 queixas); mudança de preço ao finalizar a compra (94 queixas); e produto ou serviço indisponível (93 casos).