Black Friday, mercado de trabalho aquecido e aumento de renda estimulam as vendas do varejo paulista em novembro
Faturamento do setor cresceu 11,1% em relação ao mesmo período de 2023, puxado pelos segmentos de vestuário e farmácias
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O varejo no Estado de São Paulo apontou um bom desempenho em novembro, com vendas alcançando R$ 128,5 bilhões — alta de 11,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em números absolutos, esse crescimento representa uma receita de R$ 12,8 bilhões a mais do que a obtida em novembro de 2023. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), formulada a partir de informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
No acumulado do ano, o setor também exibe um avanço expressivo, com elevação de 9,6% no faturamento. Na análise do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), o mercado de trabalho aquecido, o aumento da renda e a oferta de crédito são os principais motivadores dessa performance positiva do varejo paulista, impulsionada por datas sazonais — como a Black Friday. Esse cenário permite maior poder de compra e favorece o consumo.
Desempenho positivo nas atividades
Os nove segmentos analisados registraram alta nas vendas em novembro de 2024, indicando um crescimento uniforme no varejo paulista. O maior avanço foi observado nas lojas de vestuário, tecidos e calçados, com um aumento de 20,7% em comparação a novembro de 2023. Esse desempenho é reflexo das promoções relacionadas à Black Friday e da antecipação de compras de fim de ano. No acumulado do ano, o crescimento se manteve sólido em 10,9%.
As farmácias e perfumarias também se destacaram, com alta expressiva de 14,1% no período, impulsionada pela procura de itens de saúde e autocuidado, além da crescente demanda por presentes na categoria de perfumaria. No acumulado do ano, o segmento também registrou crescimento considerável de 11,9%.
Outro segmento que surpreendeu foi o de concessionárias de veículos, com altas de 10,6%, em novembro, e de 18,9%, no ano, consolidando-se como a atividade de maior alta acumulada. Na visão do Sindicato, desde a concessão de benefícios fiscais, em meados de 2023, passando pelo aumento no interesse por carros elétricos e híbridos até a chegada de montadoras chinesas — que estimularam a concorrência —, o segmento tem avançado a taxas aceleradas.
Os supermercados, por sua vez, expandiram 11,5% em comparação a novembro de 2023 — e por apresentarem o maior faturamento entre todas as atividades, foram os responsáveis pela maior contribuição positiva (3,9 pontos porcentuais) para o resultado geral. O setor avançou 11,5% no mês, incentivado pela Black Friday e pelas compras de fim de ano. O crescimento acumulado foi de 8,8% no ano.
BAIXADA SANTISTA
Na Baixada Santista, o cenário também foi positivo, acompanhando o aumento registrado em São Paulo: dados do #SincomércioBSVR mostram que o faturamento chegou a 10%, ficando levemente abaixo do nível estadual. Esse resultado foi impulsionado pelo turismo sazonal, que trouxe maior movimentação para a região.
Além disso, o mercado de trabalho tem fortalecido o comércio local. Em Santos, o saldo positivo de empregos em novembro cresceu 19% em relação ao ano anterior, segundo informações do Caged.